Redefinir Senha

Resultados da pesquisa

FAQ (Perguntas Frequentes) Aluguel de Temporada

Aqui tentaremos responder as principais dúvidas relacionadas ao Aluguel de Temporada. 

Nosso Blog está repleto de informações e dicas para os anunciantes e viajantes, não deixe de conferir.

O que é Aluguel de Temporada?

É um tipo de locação diferente do residencial, modelo mais comum aqui no Brasil. Nele se inclui a casa de férias ou outro imóvel que é alugado por um curto período de tempo, geralmente inferior a 90 dias.
Esta é uma modalidade muito procurada por grupos de pessoas, como famílias de férias, por exemplo. Ela é regida pela Lei 8.245/91, que confere algumas regras diferentes do modelo comum de aluguel.

Como funciona o Aluguel de Temporada?

O sistema de locação de imóveis é uma realidade. Em países como os Estados Unidos e representantes da União Europeia, é comum viajar de carro e se hospedar em casas para temporada.
Escolher um imóvel de temporada numa plataforma é bem simples, existem vários app’s e sites que anunciam imóveis para temporada.
A BRFO é uma empresa que faz isso e tem muita experiência no mercado. Você pode começar por lá. A função dela é fazer a ligação entre as pessoas que possuem um imóvel e o turista que pretende passar um tempo em uma casa de temporada.

Como anunciar Aluguel por Temporada?

Para anunciar seu Imóvel de Temporada você precisa tomar certos cuidados. Abaixo elencamos os principais:

1. Sempre faça um contrato.
2. Solicite garantias para locação.
3. Faça uma verificação para saber quem é o inquilino.
4. Cobre o total ou parte do aluguel antecipadamente.
5. Não deixe objetos de valor no imóvel a ser locado.
6. Seu anúncio deve sempre corresponder a veracidade referente o imóvel.
7. Faça uma notificação de saída do inquilino.

Qual melhor site de Aluguel de Temporada?

Com certeza o BRFO, visto a sua relação custo X benefício, trata-se de um pequeno investimento pelo retorno possível.
Estamos no mercado de imóveis de temporada desde 2009.

Como alugar apartamento por temporada?

Siga algumas dicas importantes de como alugar apartamento por Temporada:

1.     Pesquise
Pesquise bastante! Existe uma infinidade de opções de imóveis para locação de temporada sendo oferecidos e uma boa pesquisa é essencial para que você consiga o melhor para o seu caso.
 
2.     Procure conhecer o Imóvel antes de alugar
Conhecer o imóvel de temporada antes de alugá-lo te permite conferir se tudo aquilo que está sendo mostrado ou dito é mesmo real. Para isso, o ideal é fazer uma visita pessoalmente ao local.
 
3.     Não faça acordos informais
Não importa se você vai passar um mês ou dois dias em uma casa de temporada, evite fazer acordos informais! Por mais que pareça uma boa ideia não ter que lidar com a papelada e toda a burocracia que um contrato de aluguel traz, fazer um acordo informal pode ser bem pior que isso.
 
4.     Avalie o contrato
Fazer um contrato é o melhor caminho, mas também são necessários alguns cuidados com ele. Como dito no tópico anterior, no contrato ficam definidos todos os aspectos envolvidos na locação de temporada e o desconhecimento de um deles pode trazer prejuízos depois.
 
5.     Avalie e tenha cuidado com os equipamentos e eletrodomésticos
Por fim, a nossa última dica é ter cuidado com os móveis, equipamentos e eletrodomésticos disponibilizados no imóvel de temporada, principalmente e

Quais são as regras para o aluguel de temporada?

1 – Tempo de Locação
Segundo a Lei n° 8.245/91, o prazo máximo de um aluguel do tipo temporada não pode ser maior do que 90 dias.

2 – Pagamento
As regras para o pagamento também são diferentes do modelo comum de locação. Segundo a Lei, o locador tem o direito de cobrar o adiantamento de parte ou de todos os aluguéis e encargos, além de poder exigir qualquer uma das modalidades de garantia previstas no artigo 37, inclusive de uma única vez.

3 – Direitos e deveres do locatário
Além dessas duas principais diferenciações, existem ainda algumas outras regras que podem ser especificadas em contrato, devendo ser seguidas pelo locatário para evitar problemas.

4 – Animais de estimação
Alguns donos podem não querer que animais de estimação sejam levados para a sua casa de férias ou outro imóvel em regime de locação por temporada. Nesses casos, essa exigência deve ser especificada no contrato. Daí a importância de avaliar bem todos os pontos e cláusulas.

5 – Horários e festas
No caso do aluguel do tipo de temporada de uma casa de férias, existe uma liberdade bem maior quanto ao uso da piscina e das outras áreas da casa e o inquilino tem apenas o fator limpeza para se preocupar, já que esta deve ser feita por ele durante o período em que estiver hospedado.

6 – Móveis, eletrodomésticos e utensílios
A grande maioria dos contratos possuem listados todos os móveis, eletrodomésticos, utensílios e outros equipamentos que estão dentro do imóvel, assim como o estado em que eles se encontram para garantir mais segurança a ambas as partes.