Nova senha

Busca avançada
Your search results
10/01/2019

Alugar meu imóvel para temporada é um bom investimento?

Alugar meu imóvel para temporada é um bom investimento?

Em tempos de crise e de desemprego, é comum procurar formas de ganhar um dinheiro extra. Mesmo que você esteja empregado, ter uma reserva para emergências é uma boa ideia e pode ajudar no futuro.

Momentos de incerteza pedem medidas tradicionais. Já reparou que o aluguel de imóveis para temporada sempre está em evidência?

Ter um imóvel é um investimento seguro e que se valoriza com o tempo.
Hoje você vai saber mais sobre esse investimento: seus pontos positivos, negativos e tudo o que é preciso para se dar bem nesse segmento de mercado.

Confira!

 

Imóveis para alugar na temporada

Viajar, se divertir, conhecer novas pessoas essa é a vida ideal para muita gente, não é mesmo?
Com tantos feriados ao longo do ano, é possível planejar e passar alguns dias com a família em uma cidade turística com tranquilidade e segurança.

Estar em um imóvel é mais aconchegante do que ficar em um quarto de hotel e, em alguns casos, até mais barato.
Assim, as casas de temporada são procuradas não apenas no verão, feriados ou carnaval. Quem tem um imóvel para alugar por temporada tem clientes em todos os meses do ano.

 

Casa de temporada como investimento

Por que tanta gente está optando por investir em imóveis de temporada ao invés de realizar outros tipos de investimento? A gente te responde: porque mercado imobiliário é rentável e seguro.

A possibilidade de diversificar seus ganhos atrai investidores experientes e também os novatos.
Conheça a seguir as vantagens desse investimento!

 

Vantagens do imóvel para temporada

São vários os pontos positivos de realizar o aluguel de temporada. Os mais importantes são:

• Patrimônio em crescimento: ao comprar um imóvel extra, para passar férias ou curtir a praia, você adquire um bem e ao mesmo tempo pode locá-lo nos dias em que não estiver viajando.

• Desvalorização pequena: inflação, taxas de câmbio e variações da bolsa não interferem nesse mercado. E a depreciação é muito baixa se comparada a um carro ou outro bem.

• Benefícios do entorno valorizado: se a região escolhida estiver em desenvolvimento com obras de infraestrutura como as envolvendo água, energia elétrica, esgoto e pavimentação, com certeza o seu imóvel será valorizado, fazendo aumentar valor da sua diária para novos hóspedes.

• Renda mensal: é possível se especializar e ser um administrador de imóveis para alugar por temporada. Esta é uma carreira em ascensão. Mas, ainda que não queira isso, você poderá ter uma renda mensal vinda do aluguel de temporada do seu próprio imóvel.

 

Desvantagens de ter um imóvel para temporada

Todo investimento possui riscos e fatores negativos. Quando se possui uma casa para alugar nessas condições os pontos a considerar são:

• O mercado imobiliário não é tão simples: apesar da empolgação, existe toda uma estratégia para investir nessa área e isso pode requerer ajuda de especialistas no assunto.

• Leva tempo para ver os resultados: quem precisa de dinheiro agora pode se frustrar. É necessário divulgar a casa, criar um número considerável de clientes e recomendações para ter o retorno esperado.

• A sazonalidade pode interferir na renda: é preciso estar preparado para os meses em que a procura pelo imóvel for baixa. Famílias geralmente viajam nas férias escolares ou em feriados. Meses como maio e junho costumam ter menos reservas que janeiro e fevereiro.

 

Como investir em imóveis de temporada?

Depois de saber um pouco sobre essa oportunidade de negócio, chegou a hora de se planejar para tornar o seu imóvel um investimento.
Para quem vai comprar um imóvel, é importante saber o valor que você tem para investir.

O bem a ser adquirido deve ser abaixo desse valor. Assim, se precisar reformar ou adaptar o espaço para receber turistas, o seu orçamento não ficará comprometido.

Circule pela região algumas vezes, pesquise o entorno onde o imóvel está localizado. Aproveite esse período para:• Procurar corretores de imóveis.
• Conversar com os moradores.
• Saber a distância correta da casa até a praia, o ponto de táxi, a rodoviária e os demais pontos turísticos.

Esses dados são importantes para avaliar quanto cobrar pelo aluguel e elaborar um perfil online atraente em sites de anúncios.

Como calcular a rentabilidade?

Um aluguel de temporada será rentável se as suas receitas forem superiores ao seu gasto mensal com o imóvel. Para facilitar o cálculo, daremos um exemplo.

Imagine que você possui um imóvel para alugar por temporada e que o valor médio da diária seja de 100 reais. Com apenas dois clientes reservando a estada por uma semana cada um haverá um retorno de 1400 reais.

Se o valor gasto com água, luz e telefone for de 300 reais, é possível pagar as despesas fixas e ainda ter um lucro de 1100 reais. Ainda é possível pagar outras despesas como IPTU, condomínio e serviços de manutenção ao longo do ano.

Isso se você tiver lotação parcial, pois o imóvel só estaria locado por 2 semanas no espaço de um mês. Na alta temporada, o lucro é maior, pois a taxa de ocupação costuma ser mais elevada e você ainda pode cobrar mais pela diária.

Os especialistas recomendam que o valor acumulado com aluguel seja de 1% do valor do imóvel.
No exemplo acima, se o valor do imóvel for 140 mil, o proprietário está tendo lucro. Mas, se o imóvel estiver orçado em 500 mil, o aluguel por temporada a esse preço seria inviável.

 

Oportunidades na crise

Mesmo em tempos de incerteza econômica, o mercado de turismo e lazer continua crescendo. A hospedagem em casas de temporada encontra demanda constante.

Um dos sites mais procurados por viajantes, revelou o perfil médio do turista de temporada: sua renda mensal é de 5 mil reais em média.
O Mercado Livre, outro gigante da internet, perguntou quanto o turista estaria disposto a pagar por esse tipo de serviço e a maioria demonstrou interesse em diárias entre 100 a 200 reais por noite.

Hoje em dia, existem plataformas e aplicativos especializados em conectar o público viajante aos donos de imóveis. A BRFO faz isso para você! Clique aqui e veja oportunidades disponíveis.

A facilidade da informação através de Smartphones e tablets permite ao viajante escolher o destino, definir rotas, pesquisar o melhor preço e se hospedar de forma rápida, sem burocracia.

Aluguel de temporada como oportunidade na crise

Se você já tem ou pensa investir em imóvel de temporada, esta é uma oportunidade única de economia e rentabilidade. Divulgando da forma correta, é fácil ter ganhos diários com esse investimento.

Comece a investir agora mesmo e tenha bons lucros!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado